domingo, 28 de Abril de 2024  00:57
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-07-2012

Demência: Programa de apoio a famílias chega a Aveiro em Setembro



Representando um dos maiores desafios deste século, principalmente para os sistemas de saúde, a demência constitui um problema de saúde pública. É das doenças mais comuns na velhice e é também uma das maiores causas de incapacidade e mortalidade.
O proFamílias-demência é uma intervenção integrada que visa apoiar pessoas com demência e suas famílias. Engloba três componentes, como o grupo psicoeducativo, dirigido aos familiares de pessoas com demência (sete sessões semanais, 90 minutos cada), onde se providencia informação sobre a doença (como os aspectos clínicos da doença, recursos comunitários disponíveis, aspectos legais e financeiros) e suporte emocional (como a gestão do stress e das emoções). O projecto inclui ainda a ocupação significativa (inclui estimulação cognitiva e motora) para os familiares com demência, sendo da responsabilidade de um grupo de voluntários com formação em saúde) e, por fim, um serviço de referência pós-intervenção, providenciado por técnicas de serviço social, para acompanhar estas famílias após a sua participação no programa, no sentido de prevenir uma quebra abrupta de apoio. Este projecto foi, inicialmente, desenvolvido, implementado e avaliado no Centro de Saúde de Ílhavo, contando também com algumas edições na Extensão de Saúde da Gafanha da Nazaré. O objectivo primordial, neste momento, é replicar esta promissora intervenção noutras unidades de saúde e instituições e alargá-la a outros contextos e a outras famílias.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®